segunda-feira, 14 de setembro de 2009

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC)
ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
TURMA: MA01ME
MEDIADORA: ALDINEIA GUEDES

MINHAS VIVÊNCIAS UTILIZANDO MÍDIAS E TECNOLOGIAS

ÂNGELA MARIA VIANA SOARES

Açailândia-MA
2009

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC)
ESPECIALIZAÇÃO TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO
TURMA: MA01ME
MEDIADORA: ALDINEIA GUEDES

ÂNGELA MARIA VIANA SOARES

Trabalho apresentado no curso de Especialização Tecnologias em Educação para obtenção de notas da Atividade 1 – Mídias na Educação: A prática do Formador.
Mediadora: Aldineia Guedes


Açailândia-MA
2009

MINHAS VIVÊNCIAS UTILIZANDO MÍDIAS E TECNOLOGIA
A escola sempre foi e sempre será um lugar privilegiado em todos os sentidos, é onde podemos discutir elaborar projetos de toda sorte, também podemos tornar as vidas das comunidades em que moramos ou atuamos bem mais prática, ou inseri-la aos meios de comunicação tecnologia e todo tipo de mídias.
Uma das minhas experiências com mídias aconteceu quando participei de um encontro da TV Escola, onde conheci a grade de filmes que era disponibilizado com as respectivas datas de exibição. Isto me abriu a mente para trabalhar com filmes, já que na época eu ministrava aulas de Português nos segundos anos do Ensino Médio da Escola Maria Isabel Rodrigues Cafeteira em Açailandia, então planejei a introdução do Romantismo fazendo a seguinte pergunta: Quais os filmes que marcaram suas vidas? Todos tiveram a oportunidade de falar de seu filme preferido, uns diziam que era de terror, outros romântico e ficção.

Após esta interação apropriei-me do planejamento e fiz valer nossas discussões fomos ao laboratório de informática da escola para que eles pudessem ver através da internet a sinopse de seus filmes preferidos, entre eles escolhemos o filme “Um Amor para Recordar”. Nesta atividade pudemos observar características do romantismo e fazer paralelos com outros filmes, como Romeu e Julieta, Shakespeare Apaixonado entre outros.

Já no segundo momento, pedi que os alunos fizessem as sinopses dos próprios filmes escolhidos, observando algumas características como personagens principais e secundários, enredo, localização geográfica em que o filme acontece, época, figurinos e seus produtores. Em atividades como esta é gratificante ver que os alunos participam de maneira satisfatória opinando e dinamizando as aulas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Minha Família. Delta do Parnaiba

Delta do Parnaiba PI